De soluções que otimizam processos a fidelização de clientes, startups brasileiras mostram como a ferramenta já é protagonista na transformação dos principais mercados atuais.

Como startups brasileiras estão usando IA para transformar setores-chave da economia

Segundo a Statista, o mercado de inteligência artificial deve ganhar 64,4 milhões de novos usuários em 2025, o maior crescimento anual já registrado até agora, levando o número global de usuários de IA para 378,8 milhões. E esse avanço está longe de desacelerar: a projeção é de que o setor receba mais 73 milhões de novos usuários em 2026, seguido por um recorde de 78 milhões em 2027. Mesmo com uma leve redução no ritmo após esse pico, o cenário continua otimista: entre 55 e 76 milhões de novos usuários devem ser adicionados a cada ano, com a base global de usuários ultrapassando a marca de 730 milhões até 2030.

“Startups que desenvolvem soluções baseadas em inteligência artificial estão na linha de frente da transformação digital dos setores mais estratégicos da economia. Elas mostram, na prática, como a IA pode gerar eficiência, reduzir custos e criar experiências mais inteligentes. Cada vez mais, vemos grandes empresas atuando como venture clients, adotando essas inovações para acelerar sua própria jornada digital. Mas para que esse impacto aconteça em escala, é fundamental ampliar o letramento em IA, entender e aplicar essas tecnologias de forma crítica e estratégica”, enfatiza Felipe Scherer, sócio-fundador da Innoscience, impulsionadora especializada em inovação para grandes empresas e especialista do mercado de inovação.

A partir dessa discussão, reunimos líderes de diferentes ramos para falar como essa frente atua em seu setor.

1. André Abreu, CEO e cofundador da BossaBox

“A inteligência artificial deixou de ser apenas uma promessa para se tornar uma aliada estratégica no dia a dia das empresas. Na BossaBox, consultoria referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil, conseguimos reduzir em 50% o tempo dedicado ao planejamento e execução de testes de software ao integrar IA generativa ao nosso processo de Quality Assurance (QA). Isso não só aumentou a eficiência, mas também elevou a qualidade das entregas, demonstrando como a tecnologia pode transformar operações tradicionalmente manuais em processos mais ágeis e inteligentes”, afirma o especialista.

2. Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics

“A IA tem um papel decisivo na forma como marcas e sellers se posicionam dentro dos marketplaces. Na Nubimetrics, plataforma de inteligência de vendas, usamos inteligência artificial para identificar tendências de consumo, competitividade de mercado por categorias, tudo isso para que possam encontrar a melhor estratégia de vendas, além de gerar todos os insights de melhora de performance. Isso permite que cada vendedor personalize sua oferta de forma estratégica, aumentando visibilidade e competitividade em ambientes digitais cada vez mais disputados”, ressalta a CRO.

3. Antonio Duarte, CEO e cofundador da Nekt

“A inteligência artificial não é mais uma promessa distante, mas sim um recurso vital para as PMEs. Atualmente, soluções com IA nativa democratizam o acesso a dados organizados, confiáveis e prontos para serem utilizados, permitindo que negócios de todos os tamanhos façam decisões mais ágeis, inteligentes e assertivas. Este avanço não apenas otimiza processos, mas também proporciona uma vantagem competitiva significativa, além de promover um crescimento acessível e escalável — algo que antes era restrito às grandes corporações”, afirma o profissional. A Nekt é uma plataforma de dados e IA que simplifica o acesso e uso dessas informações para empresas em crescimento, criando a base que essas organizações precisam para tomar decisões, automatizar processos e acelerar resultados.

4. Nara Iachan, CMO e cofundadora da Loyalme by Cuponeria

“A inteligência artificial tem desempenhado um papel cada vez mais significativo na fidelização de clientes, transformando a forma como as empresas compreendem, engajam e retêm seus clientes. Ao utilizar algoritmos sofisticados e recursos de IA Preditiva, é possível identificar padrões de comportamento e antecipar ações, oferecendo uma experiência mais personalizada e eficiente”, avalia a executiva. É com esse foco que Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, aplica IA em suas soluções de fidelização, atuando como uma aliada estratégica na redução de custos e no fortalecimento do relacionamento entre marcas e clientes.

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Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

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