moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-fenin-fashion-balneario-camboriu-1
CNDL
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-bfshow-feira-calcados-sp
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-lab-hub-ecossistema-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-serasa-abf-expo-feira-franquia-2

Dia dos Namorados: como se proteger do aumento de fraudes

Dia dos Namorados: como se proteger do aumento de fraudes

Dia dos Namorados: como se proteger do aumento de fraudes

O cenário das fraudes online se diversificou e sofisticou, atingindo novos níveis com o uso de tecnologia avançada e técnicas de engenharia social

O Dia dos Namorados deve movimentar R$7 bilhões em vendas este ano. É o que aponta uma pesquisa da Neotrust e o E-Commerce Brasil que ainda revela que, nas duas semanas que antecedem o Dia dos Namorados, o faturamento do e-commerce brasileiro já registrou um aumento de 8,4% em relação às duas semanas imediatamente anteriores, representando um acréscimo de R$ 834,4 milhões.

Com a aproximação da data é uma época em que os fraudadores se aproveitam do aumento das atividades nas redes sociais e do e-Commerce. O cenário das fraudes online se diversificou e sofisticou, atingindo novos níveis com o uso de tecnologia avançada e técnicas de engenharia social.

Perfis Fakes nas Redes Sociais e e-Commerce

Uma das táticas mais comuns é a criação de perfis falsos nas redes sociais e sites de e-commerce. Essas contas fraudulentas são usadas para enganar os consumidores com ofertas irresistíveis. O phishing, por exemplo, é uma técnica onde os fraudadores enviam links aparentemente legítimos, mas que na verdade direcionam para páginas falsas que roubam informações pessoais e financeiras.

“Outra ameaça crescente é o uso de links maliciosos disfarçados como presentes. É comum receber mensagens incentivando a compra de presentes para o parceiro com links que, ao serem clicados, instalam malwares nos dispositivos das vítimas. Essas ameaças podem comprometer dados pessoais e financeiros, resultando em grandes prejuízos”, avalia Rodolfo Almeida, COO da ViperX, empresa especializada em serviços de segurança ofensiva.

Sextortion e Engenharia Social

As redes sociais de relacionamento são um terreno fértil para os fraudadores que utilizam a engenharia social com apelo emocional para manipular as vítimas. Eles frequentemente pedem fotos íntimas para depois realizar extorsões, uma prática conhecida como sextortion.

“A ação digital e física dos fraudadores é um elemento crucial. A obtenção de imagens ou vídeos comprometedores é feita de forma personalizada, o que aumenta o impacto emocional sobre as vítimas”, explica Almeida.

IA e Fraudes de Voz

A tecnologia também desempenha um papel significativo nas fraudes modernas. Com o avanço da inteligência artificial, agora é possível simular a voz de pessoas conhecidas, como namorados ou ex-namorados, com apenas nove minutos de áudio.

“Atualmente, sistemas avançados de IA Generativa podem ser utilizados para recriar vozes de maneira assustadoramente realista, permitindo que os fraudadores enganem suas vítimas de forma ainda mais eficaz. Apesar de sofisticadas, essas ferramentas são bastante amigáveis ao usuário – para o bem ou para o mal – permitindo que mesmo indivíduos sem conhecimento técnico avancem em suas práticas fraudulentas”, salienta o especialista.

Ainda, já foram registrados golpes com vídeo, desde famosos até mesmo pessoas comuns. Os criminosos utilizam IA para capturar e alterar vídeos postados em redes sociais.

Apropriação de Biometria

Hoje, muitos sites e serviços possuem múltiplo fator de autenticação com biometria, que pode ser via digital ou reconhecimento facial. Normalmente a vítima recebe uma “entrega surpresa” de flores ou outro presente típico do Dia dos Namorados e, no recebimento, o entregador solicita uma selfie ou uma foto do rosto da pessoa ou ainda que ela coloque sua digital para leitura em um dispositivo. Desta maneira, o golpista pode burlar o sistema de autenticação de diversos serviços online, até mesmo financeiros.

Dicas de Segurança

Verifique links e perfis: Sempre verifique a autenticidade de perfis nas redes sociais e sites de e-commerce antes de fornecer qualquer informação pessoal ou financeira. Prefira um acesso proativo, digitando o link na barra do navegador para ter certeza de que está no site legitimo.

Cuidado com Presentes Online: Desconfie de links recebidos via mensagens, mesmo que venham de pessoas conhecidas. Prefira acessar os sites de compras diretamente pelo navegador.

Não exponha informações íntimas: Evite compartilhar fotos ou vídeos íntimos online. Caso alguém solicite esse tipo de conteúdo, desconfie e reporte.

Em caso suspeito, faça perguntas específicas: Se receber uma ligação ou mensagem de voz/vídeo de um conhecido que pareça suspeita, confirme a autenticidade por outros meios, como uma chamada de vídeo direta e fazendo perguntas específicas e pessoais.

Ferramentas de Segurança: Utilize softwares de segurança atualizados em todos os seus dispositivos para proteger contra malwares e outras ameaças.

Imagens: Não permita que pessoas estranhas façam imagens do seu rosto ou solicitem selfies. Isso pode ser usado para burlar verificações biométricas.

Esteja sempre atento e informado sobre as táticas utilizadas pelos fraudadores e proteja-se adequadamente. Com um pouco de cautela e vigilância, é possível aproveitar o Dia dos Namorados de forma segura e livre de preocupações com fraudes.

Sobre a Dfense Security

Fundada em 2018, a Dfense Security é uma empresa brasileira fornecedora de serviços e soluções de segurança cibernética. Seu portfólio visa a redução de riscos, sejam eles relacionados a desafios técnicos, de processos, de pessoas ou do próprio negócio em si. Com uma filosofia Customer Centric, a empresa se diferencia na experiência do cliente desde a pré-venda à pós-venda, comprovada com 98% de NPS (Net Promoter Score). Entre seus clientes, estão os maiores bancos brasileiros e empresas dos mais diversos setores, como alimentos, automotivo, saúde, telecomunicações, bebidas e varejo confiam na Dfense Security para acelerar seus projetos com segurança.