moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-fenin-fashion-balneario-camboriu-1
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-innovation-trends-brazil-cni-cna-cnc-hub-startups-web-summit-rio-janeiro-rj-melanie-nakagawa-microsoft-itau-aldo-rosa-1
CNDL
moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-sicc-salao-calcado-gramado-rs

FBV 2023: “A importância de trabalhar a reputação da marca nas redes sociais” – Sindilojas Porto Alegre

FBV 2023: “A importância de trabalhar a reputação da marca nas redes sociais” – Sindilojas Porto Alegre

Estratégias de conteúdos da Orna Group foram abordadas em palestra da 10ª FBV. Débora Alcântara compartilhou com o público a importância de trabalhar a reputação da marca nas redes sociais.

O último dia da 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) contou com a palestra de uma das fundadoras da Orna Group, Débora Alcântara. A palestrante falou sobre o tema Estratégias de conteúdo para marcas e apresentou o case da sua marca para demonstrar a importância de trabalhar a reputação nas redes sociais.

“Faça bem feito aquilo que você se propuser a fazer”, falou Débora, apresentando uma linha do tempo da Orna, marca que criou em conjunto com as irmãs, Julia e Bárbara. A Orna começou como um canal de curta comunicação, se estendendo para a criação do blog, no qual eram compartilhadas dicas e informações sobre moda. “Notamos que havia uma grande interação com os conteúdos publicados e começamos a enxergar o blog como um negócio rentável. Assim como uma revista, criamos mídia kit, apresentação e tudo o que fosse necessário para oferecer a marcas. Foi um trabalho árduo, mas conseguimos ser notadas pela Vivara”, contou a empresária.

Conforme Débora, o resultado do blog foi possível devido ao planejamento e a visão a longo prazo. “Depois do blog, veio a vontade de criar uma marca própria. Se conseguimos ser referências para criar conteúdos para outras marcas, por que não sermos para a nossa própria marca?”, contou. Em 2014, a Orna lançou a sua primeira linha de bolsas, acessório preferido das sócias. Na última campanha, foram mais de 758 mil contas alcançadas a partir do planejamento estratégico desenvolvido para o projeto.

A visão empreendedora de Débora a levou para outro nicho: o da decoração. Em 2015, após a compra do seu apartamento, notou uma grande dificuldade em encontrar boas referências para a ornamentação do seu imóvel. Sendo assim, criou o projeto APTO33, no qual reuniu marcas que ficaram responsáveis pelo desenvolvimento do design do apartamento. “Passei sete meses em reunião com as marcas, conversando sobre a ideia. As pessoas confiam em você a partir da reputação que você cria. A partir daí você se tornará referência”, disse, revelando que o resultado para as empresas foi a alta procura dos produtos utilizados no projeto.

Débora abordou ainda o projeto educacional Efeito Orna, criado em 2017, que visa educar o público sobre a estratégia de criação de conteúdo. “O conteúdo é apenas uma ponta de estratégia de comunicação. Cada ação nas redes, causa uma impressão. E a soma dessas impressões trará o resultado final desejado. Então, atente a essas ações”, ressaltou.

Nos anos seguintes, integrou ainda o Orna Group; o Orna Café, que utilizou dos mesmos conceitos do APTO33; a linha de skincare da Orna, que utilizou o marketing de influência para as suas campanhas; e, por último, em 2021, o licenciamento da marca, que possibilitou uma collab com a M.Martan. “Venda pelo significado que o produto gera em seu cliente, devido ao impacto e reputação da sua marca. Precisamos nos adaptar e migrar quando o ambiente não se apresenta mais favorável”, finalizou.


Serviço:
10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data:
24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário:
das 13h às 21h

Local:
Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS)

Inscrições e ingressos:
www.feirabrasileiradovarejo.com.br


Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.