Painel “O Varejo Desacomodado” destaca a necessidade de focar nas pessoas como solução dos negócios. Rafael Martins, (Share), Augusto Rocha, (Pmweb e Oto CRM) e Dado Schneider (doutor em Comunicação), dividiram o palco principal da 10ª FBV no primeiro dia de evento
O primeiro momento de conteúdo da 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) foi para provocar o varejista a enxergar que a solução para vender mais está, em grande parte das vezes, em recursos que ele já tem na sua loja. Durante o Painel O Varejo Desacomodado, que abriu a programação principal da tarde desta quarta-feira, 24/05, três experts e estudiosos da Comunicação, Marketing e Vendas voltados ao setor trocaram ideias sobre o cenário atual do varejo e do consumo e, diferente do que muitos pensam, concluíram que não está 100% nas mãos da tecnologia.
Mediado por Rafael Martins, CEO do Share, o painel contou com a participação de Augusto Rocha, sócio e VP de Vendas e Marketing da Pmweb e co-fundador do Oto CRM, e de Dado Schneider, doutor em Comunicação. Na visão de Rocha, o varejo está passando pelo seu pior momento. Com o pós-pandemia, muitas pessoas acreditavam que o e-commerce seria a única e exclusiva aposta a se fazer. “Entretanto, hoje, estamos vendo as mesmas lojas, que bateram recorde atrás de recorde em vendas online, fechando as portas, devendo bilhões de reais”, alertou.
Atualmente, segundo o VP da Pmweb, com o cenário adverso e a economia enfraquecida, é preciso inovar, e a solução da inovação está dentro da loja, no time de vendas. Nessa mesma linha, de acordo com Dado, um dos grandes problemas salientados é que o básico ainda não é feito. “As pessoas entram na loja por diversas razões: desejo, necessidade, vontade. Se ela não encontra o que procura, no mínimo, ela deve receber um semblante positivo de quem a atende, mas isso não acontece”, ponderou. Ainda segundo ele, o medo e a falta de fazer o básico foi o que levou o empresário a tornar sua loja mais tecnológica. “Penso que existe muita tecnologia em um espaço que precisa, primeiro, resolver outras questões”, diz
Frente a esse ponto de vista, Rocha compartilhou um raciocínio semelhante. “As empresas querem mudar a maneira que vendem e atendem os clientes, mas não investem na sua equipe, não comissionam bem o vendedor. Primeiro, temos de aprender a tratar o nosso time, pois é ele que atende o cliente”, acredita.
Para finalizar a conversa, o mediador trouxe para o debate a reflexão de que o cliente mudou bastante nos últimos anos, com acesso fácil à informação. Com isso, quando se pensa na relação das pessoas com as marcas, o assunto fidelização vem à tona. Dado e Rocha, porém, enxergam o tema de forma oposta. “Ninguém é de ninguém”, brincou Dado, fazendo uma comparação com os relacionamentos modernos. “Estamos numa era com muitas opções. Mesmo tendo o bom, mesmo sendo bem servido, as pessoas trocam”, provocou.
Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)
Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023
Horário: das 13h às 21h
Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS)
Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br
Sobre a FBV
A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.
Parabéns!