moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-fenin-fashion-balneario-camboriu-1
CNDL
moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-sicc-salao-calcado-gramado-rs

FBV 2023: Painel apresenta os desafios econômicos para o varejo – Sindilojas Porto Alegre

FBV 2023: Painel apresenta os desafios econômicos para o varejo – Sindilojas Porto Alegre

Painel da 10ª FBV apresenta os desafios econômicos para o varejo. Projeções apontam algumas incertezas para 2023, mas há otimismo para 2024, conforme dados apresentados por representantes da CDL e do Banrisul.

O cenário econômico do varejo para 2023 ainda conta com algumas incertezas, principalmente em relação ao crédito e à taxa de juros. Mas as projeções são otimistas para 2024. Em painel realizado hoje (25/05), durante a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo, e que teve como tema justamente debater quais são estes desafios. Participaram do encontro, mediado pela jornalista da RBS, Giane Guerra, o economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, e o analista macroeconômico do Banrisul, Daniel Bozz.

Um balanço de riscos da economia com vetores de baixa e de alta foi apresentado por Oscar Frank. No material, os principais indicadores negativos são a desaceleração global, os juros elevados, a queda da demanda reprimida pelos setores mais afetados pela Covid-19 e a redução da poupança agregada desde o início da pandemia. Já os pontos positivos apontam deflação no atacado, melhora da cadeia de insumos e suprimentos, resiliência do mercado de trabalho e impacto defasado do aumento da taxa de investimento e reformas. Frank exemplifica que “no cenário pré-pandemia, em 2019, 20% do orçamento mensal das famílias eram direcionados para o pagamento de empréstimos e financiamentos e que, em 2023, este percentual ultrapassa os 27%”.

No entanto, Daniel Bozz apresentou uma projeção de que poderá haver uma desaceleração gradual da inflação ao longo de 2024. O IGP-M e o IPCA devem chegar em dezembro do próximo ano em, aproximadamente, 3%. Também, segundo Daniel, esta moderação da inflação propiciará o contexto para cortes de juros em ritmo cauteloso, sendo que a evolução esperada da taxa Selic, conforme dados do Banco Central e do Banrisul, para Dezembro de 2024 é de cerca de 8%. Já para o crédito, os próximos trimestres devem trazer melhoria nos níveis de comprometimento e dívida.


Serviço:
10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data:
24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário:
das 13h às 21h

Local:
Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS)

Inscrições e ingressos:
www.feirabrasileiradovarejo.com.br


Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.