moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-fenin-fashion-balneario-camboriu-1
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-innovation-trends-brazil-cni-cna-cnc-hub-startups-web-summit-rio-janeiro-rj-melanie-nakagawa-microsoft-itau-aldo-rosa-1
CNDL
moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-sicc-salao-calcado-gramado-rs

FBV 2023 REUNIRÁ NOMES DE REFERÊNCIA PARA DEBATER O VAREJO – SINDILOJAS PORTO ALEGRE

FBV 2023 REUNIRÁ NOMES DE REFERÊNCIA PARA DEBATER O VAREJO – SINDILOJAS PORTO ALEGRE

Maior feira de varejo do Brasil reunirá nomes de referência para debater sobre os ativos que diferenciam o país no setor. 

Nos dias 24, 25 e 26 de maio acontece a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, realizada no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. O evento contará com novidades que poderão ser observadas por palestrantes, visitantes e expositores a partir do tema desta edição: Jeito brasileiro de fazer varejo. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.feirabrasileiradovarejo.com.br, bem como a aquisição de ingressos.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a edição, que marca a primeira década da FBV, tem o objetivo de exaltar a capacidade do varejo brasileiro. “Essa edição da FBV foi inspirada nas novidades e tendências mundiais, mas adequadas ao jeito do brasileiro de trabalhar o varejo. Temos ativos só nossos que poderiam ser exportados para o mundo. Queremos apresentar a nossa habilidade em solucionar problemas e humanizar a relação com o público, bem como conectar a tecnologia com o que o brasileiro tem de melhor: criatividade, calor e afeto para aproximar as pessoas”, reforça.

Com entrada gratuita para visitação, a FBV contará com mais de 50 nomes de referência no mercado, em mais de 20 horas de conteúdo por dia, com experiências divididas em oito palcos, sendo cinco gratuitos e três exclusivos para quem adquirir os ingressos. Com expectativa de 10 mil pessoas durante os três dias de evento, a feira visa como público alvo lojistas e empresários do varejo. Além disso, oferece oportunidades para estudantes e profissionais de outras áreas devido a sua multiplicidade de conteúdos.

A última edição da FBV reuniu mais de 6,3 mil pessoas na FIERGS, em Porto Alegre, e teve mais de R$ 10,1 milhões em negócios gerados, recorde do evento, o que representou 12% a mais do que a edição antes da pandemia, ocorrida em 2019. Outro destaque também ficou por conta da média de negócios gerados por expositor, que teve aumento de 306% em 2022. Além de expositores do Rio Grande do Sul, a feira contará ainda com a participação de empresas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A 10ª FBV conta com o patrocínio de Banrisul, Icatu, Rio Grande Seguros e Previdência, Sicredi, Tintas Killing e Sebrae.

Palcos exclusivos

A 10ª FBV contará com atrações exclusivas para quem adquirir os ingressos, que estão disponíveis em www.feirabrasileiradovarejo.com.br. Serão três palcos, que reunirão nomes de referência no setor para falar sobre o Jeito brasileiro de fazer varejo, tema do evento, além de proporcionar troca de experiências e atividades práticas. 

Os palcos exclusivos são Grandes Resultados, Errando e Aprendendo e Acelerando meu negócio. O primeiro será o responsável por reunir grandes nomes do varejo para debater a temática da feira e compartilhar conhecimentos, em um local 360º, que irá aproximar a plateia dos palestrantes. Entre os nomes já confirmados estão Luis Justo, CEO do Rock in Rio; Andrea Iorio, executivo que conta com passagens pelo Tinder e L’Oreal; Tinga, ex-atleta e empresário; Julio Mottin, CEO do Grupo Panvel; Otelmo Drebes, CEO das Lojas Lebes; Fábio Faccio, CEO Lojas Renner S.A.; Débora Alcântara, co-fundadora do ORNA Group; Carlos Curioni, CEO da Elo7; Carmen Ferrão, sócia-superintendente do Grupo Lins Ferrão; Guilherme Almeida, CEO de e-commerce da Nivea; Laura Barros, diretora de Marketing da Wine; Tito Gusmão, CEO da Warren; Poliana Corrêa, consultora de Diversidade e Inclusão que atuou como head de Pessoas e Cultura na Bergamotta Labs/Grendene; Flávio Steffens, sócio do Vakinha; entre outros.

Já em Errando e Aprendendo será possível, por meio de talks rápidos, a troca de experiências com empreendedores que enfrentaram grandes desafios, encontraram soluções diversas, conseguiram se reerguer e hoje possuem um negócio estruturado. E o Acelerando meu Negócio apresentará atividades práticas, realizadas por referências do mercado, para que sejam aplicadas no dia a dia dos negócios. Ambos os momentos acontecem no mesmo espaço, de forma intercalada.

Atrações gratuitas

Durante os três dias de feira, o público também poderá conferir diversas atrações gratuitas, que promoverão o networking e o compartilhamento de práticas do setor varejista dentro da temática da FBV. 

Entre as opções gratuitas estão o Trocando Experiências e o Jogo Rápido. Na primeira, o público contará com um espaço de networking, com dinâmicas para que o empreendedor possa realizar conexões e trocas com o mercado. Já a segunda iniciativa oferece conversas de 20 minutos sobre temas diversos e que abrangem práticas possíveis para serem adotadas nos negócios. 

Haverá ainda o Cara a Cara, que oportuniza aos empreendedores mentorias a partir da interação e troca de ideias com executivos que ministram atividades e dinâmicas, além de networking. Realizado no Espaço Multiprojetos, o momento contará com nomes como Eduardo Tevah, empresário e Diretor-Presidente da D&E Consultores; Augusto Rocha, sócio e VP de Vendas e Marketing da Pmweb e co-fundador do Oto CRM; e Flávio Steffens, sócio do Vakinha, o maior site de vaquinhas online do Brasil. Já no espaço Inovando com Gigantes, o público poderá conferir experiências criadas por grandes empresas de varejo do Brasil.

A feira também contará com a presença de marcas que estarão expondo seus produtos e serviços ao público qualificado da 10ª FBV.  

Varejo Experience

No dia 23 de maio acontece o Varejo Experience, visita técnica que consiste em uma imersão no varejo de Porto Alegre. Integrando a programação da 10ª Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, o momento conta com curadoria realizada pelo Sebrae RS. Diferente dos anos anteriores, em que a iniciativa era realizada durante a FBV, a edição de 2023 será um dia antes da feira. 

O roteiro conta com negócios alinhados com o Jeito brasileiro de fazer varejo, tema da FBV deste ano. Entre as lojas visitadas estão a Floricultura Winge, Amaro, Eat Kitchen, Decathlon, Wellness Shop by Elevato e Espaço Brasco. Com o objetivo de promover o debate e o aprofundamento em assuntos como conexão com a comunidade, Popup, tecnologia aplicada ao varejo, diversão e entretenimento dentro da loja, sustentabilidade e gestão de pessoas, a visita terá a condução da especialista Lisiani Hampel, Gestora de Projetos do Sebrae RS. 

Para participar do Varejo Experience, os interessados podem realizar inscrição pelo site https://bit.ly/varejoexperiencefbv, com investimento de R$ 200 para associados ao Sindilojas Porto Alegre e R$ 400 para o público geral. Estão inclusos no ingresso a visitação guiada e almoço no Eat Kitchen. 

Serviço:

10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS)

Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br 

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo. 

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.

Foto: J. A. Produções.