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INSPIRAMAIS gera R$ 34 milhões e anuncia edição anual em São Paulo

INSPIRAMAIS gera R$ 34 milhões e anuncia edição anual em São Paulo

A 30ª edição do INSPIRAMAIS, salão de lançamentos de materiais inovadores para a indústria da moda que aconteceu nos dias 30 e 31 de julho, na Casa Petra, em São Paulo/SP, teve um saldo bastante positivo. Durante os dois dias, milhares de compradores e profissionais de setores distintos, do calçadista ao vestuário, além de pet, decoração e tapeçaria, passaram pelo evento na capital paulista. O evento deve gerar mais de R$ 34 milhões em negócios – in loco e alinhavados no salão.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que o sucesso do evento chamou a atenção da organização, que tomou uma decisão importante: retornar, em uma edição anual, para a capital paulista. “Nesta edição, em que a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul nos obrigou a mudar os planos, tivemos respostas muito relevantes. Conseguimos abranger o público calçadista, na edição de Taquara, e aqui em São Paulo, além de calçadistas, recebemos diversos outros segmentos que estavam carentes desse tipo de evento focado em lançamentos de moda para a indústria. Desta forma, decidimos seguir com uma edição anual em São Paulo, em julho, e manter a edição de janeiro no Rio Grande do Sul”, conta Silvana. A edição do INSPIRAMAIS de janeiro de 2025 será no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, nos dias 21 e 22, enquanto a edição de julho do próximo ano será em São Paulo nos dias 29 e 30 em local ainda não definido.

Internacional
A edição paulista do INSPIRAMAIS contou com mais de 60 expositores que receberam milhares de compradores nacionais, de todos os principais polos produtivos do Brasil, e 15 grupos importadores de sete países – Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Índia, México e Peru. Pelo Projeto Comprador, realizado no âmbito do Brazilian Materials, programa de apoio à exportação do setor mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), foram gerados, in loco e em expectativas para os próximos meses, mais de US$ 6 milhões em negócios (R$ 34 milhões no câmbio atual). No total, foram mais de 330 rodadas entre empresas brasileiras e importadores de materiais durante o salão.

Um dos compradores estrangeiros presentes foi Roberto Jesús Ortiz, da Casa Ortiz, produtora de calçados da Bolívia. Segundo o comprador, o evento é fundamental para a cadeia produtiva ter acesso a materiais inovadores e em acordo com as principais tendências da moda mundial. “O INSPIRAMAIS, em São Paulo, foi satisfatório para a empresa. Também destacamos que um evento deste porte, aqui, facilita muito a logística para os compradores estrangeiros”, avalia.

Sérgio Ferechian, do grupo Ferechian S.A da Argentina, se disse surpreso com a variedade de materiais inovadores e com muita tecnologia produtiva. “O salão contribui para que desenvolvamos produtos de qualidade e moda para os nossos consumidores na Argentina”, destaca.

Estiveram no INSPIRAMAIS, a convite do Brazilian Materials, os grupos Casa Ortiz (Bolívia), Paruolo (Argentina), Ferechian S.A (Argentina), Bestias (Chile), Litarg Mode (Equador), Lucia Febrero (Argentina), Metmill (Índia), Pira Calzados (Argentina), Sarkany (Índia), Tecnocalza (Equador), Cuadra (México), Fenutti (México), Inversiones Industriales del Amazonas SAC (Peru), Laster (Peru) e Rochi Kahn (Peru). Além dos compradores internacionais, o Brazilian Materials trouxe jornalistas estrangeiros da Argentina, Colômbia e México.

O salão
Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), o INSPIRAMAIS teve realização do Brazilian Materials e parceria do Sebrae Nacional.