CNDL
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-bfshow-feira-calcados-sp
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)

No Dia Internacional das MPMEs, Serasa Experian dá dicas para uma gestão financeira eficaz

No Dia Internacional das MPMEs, Serasa Experian dá dicas para uma gestão financeira eficaz

No Dia Internacional das MPMEs, Serasa Experian dá dicas para uma gestão financeira eficaz

Gerenciamento adequado das finanças empresariais é caminho para crescimento sustentável dos negócios; Playlist Bora Empreender do YouTube apresenta conteúdos voltados ao dia a dia dos empreendedores

Um dos temas que mais permeia o dia a dia das MPMEs são os desafios da gestão financeira e discutir o tema no Dia Internacional das PMEs é vital. Ter as finanças em dia é fundamental para otimizar recursos, evitar desperdícios e manter o negócio saudável financeiramente para ter um crescimento sustentável. A base disso tudo é a educação financeira que, além de apoiar na gestão financeira, permite uma análise mais acurada dos custos e despesas e apoia nos próximos passos em termos de investimento.

Para isso, conhecer os conceitos e ferramentas chave é fundamental para obter um panorama geral das finanças da empresa. É o caso, por exemplo, da demonstração do fluxo de caixa que traz todos os extratos de entradas e saídas do negócio. Além do fluxo de caixa, é preciso acompanhar o Balanço Patrimonial, que traz um recorte financeiros dos ativos e passivos e patrimônio líquido da companhia. Outro acompanhamento importante é a Demonstração do Resultado do Exercício, ou DRE. Nesse relatório constam as receitas, as despesas e lucro líquido de um período fechado.

“Sabemos que a gestão financeira é um ponto crucial na jornada das MPMEs. Por meio de uma gestão organizada e atenta aos dados, é possível planejar os próximos passos de uma empresa e antever possíveis desafios financeiros. Estabelecer e organizar esses itens dentro de uma empresa pode, em um primeiro momento, ser um desafio para os empreendedores, mas é o caminho para a sustentabilidade financeira. Nosso objetivo é apoiar ao máximo os empreendedores com conteúdo de qualidade para apoiá-los nessa jornada”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Próxima etapa: planejamento financeiro

Com os relatórios de fluxo de caixa, DRE e balanço em mãos, é possível realizar o próximo passo, o planejamento financeiro da empresa. É por meio dele que será possível prever receitas, despesas, identificar potenciais riscos e oportunidades para o negócio, além de ajudar no gerenciamento de entradas e saídas.

Basicamente, o planejamento financeiro permite entender a dinâmica financeira da sua empresa e, a partir daí, fica viável criar os próximos passos e investir no seu próprio negócio.  Ele deve conter: monitoramento de gastos e receitas, o orçamento da empresa e a gestão do fluxo de caixa. Para funcionar, é fundamental ainda, que não se misture as contas pessoais com as finanças da empresa e que se defina um salário condizente com seus custos e com o orçamento da empresa para o empreendedor retirar todo mês.

Por fim, ter um capital de giro é um passo importante na gestão da sua empresa. O capital de giro são os recursos necessários para a empresa se manter em pleno funcionamento, realizando as transações cotidianas, como pagamento de salários, impostos e fornecedores, por exemplo. Um capital de giro constante ajuda em eventuais imprevistos e momentos de menor faturamento.

“Ter as finanças da sua empresa organizadas e equilibradas é importante sob vários aspectos. Além de ser um passo importante para a sustentabilidade financeira, impacta no Score PJ e em próximos passos em termos de crescimento e expansão. Na recente publicação do nosso boletim ‘Empreender Brasil: Inteligência de Mercado para MPMEs’, ficou claro as consequências de gestões deficitárias na pontuação. Queremos democratizar e facilitar o acesso à informação de qualidade para um público que tem ampla necessidade”. Finaliza Cleber Genero.

O “Empreender Brasil: Inteligência de Mercado para MPMEs” é um boletim trimestral que traz dados proprietários da Serasa Experian e de mercado sobre perfil e impactos conjunturais sobre o segmento de micro, pequenas e médias empresas. O estudo se divide em categorias e traz: dados demográficos e segmentação, o Score PJ dessas empresas de modo geral e segmentado, dados de atividade econômica (emprego, demanda, oferta e acesso ao crédito) e inadimplência e insolvência.

Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube  da Serasa Experian como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores.

Como manter ou aumentar a pontuação de seu Score PJ?

Mantenha as contas em dia: mesmo com um dia de atraso, uma conta pode impactar o Score. Por isso, pagar as contas em dia é muito importante para manter o CNPJ longe da inadimplência e da negativação. É importante manter atenção à gestão dos custos e monitorar o CNPJ para evitar surpresas;

Negocie as dívidas: dívidas das empresas podem ser renegociadas em caso de impossibilidade de pagamento com os credores e parceiros. Um bom incentivo é saber que assim que a empresa negocia a sua dívida e as primeiras parcelas são pagas, mais chances de o Score começar a se regularizar e subir;

Tenha credibilidade no mercado: além das dívidas, outra maneira que pode ajudar a manter uma boa pontuação do Score e até aumentá-lo é tomar cuidado em como a empresa se relaciona com o mercado. Evite pedir crédito em curtos períodos, por exemplo. Mesmo que o objetivo dos empréstimos seja aperfeiçoar o empreendimento, isso pode ser entendido como dificuldade para gerar lucros e a existência de desafios financeiros. Esse comportamento pode levar ao impacto no score de crédito e a redução de credibilidade no mercado.

Atualize os dados da empresa: é importante as informações da empresa estarem sempre atualizadas com os órgãos reguladores, instituições financeiras e até mesmo com a Serasa Experian. O Cadastro Positivo é um bom exemplo em que os empreendedores podem cadastrar seus CPFs e honrarem com os pagamentos em dia das dívidas para manter uma imagem positiva.

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, conquistar mais clientes.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.