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Saiba como usar o ChatGPT para marketing, vendas e produção de conteúdo para negócios

Saiba como usar o ChatGPT para marketing, vendas e produção de conteúdo para negócios

O ChatGPT chamou atenção das pessoas nos últimos tempos pela sua capacidade de escrever e-mails, artigos, legendas para publicações nas redes sociais, entre outras funções. Além disso, começou a ganhar espaço nas empresas, principalmente com o lançamento de plugins que conectam o bot a aplicativos, sites e serviços de terceiros.

Mas, por ser uma inteligência artificial, o chatbot precisa de comandos bem alinhados para desenvolver respostas cooperativas. Para ajudar novos usuários do ChatGPT, foram compilados uma lista dos melhores comandos no bot para diferentes tipos de fluxos de trabalho – como redação, marketing e vendas.

Melhores prompts do ChatGPT para vendas

Escrever e-mail de vendas nem sempre é uma tarefa fácil e embora já existam ferramentas para lidar com essa tarefa, muitas contam com modelos de linguagem inflexível e repetitiva. Já o ChatGPT pode trazer um leque de novas respostas.

Pense bem antes de fazer seu comando. Existe uma diferença entre pedir ao bot “Escreva um e-mail frio conciso e informal para um lead de vendas” e “Escreva um e-mail frio para um lead de vendas”. Lembrando que quanto mais detalhes o Chat tiver sobre o seu produto e objetivo de vendas, melhor será o resultado da resposta. Você notará que os resultados do primeiro prompt mais descritivo, são melhores. Embora não sejam perfeitos, eles são um ponto de partida.

Outra opção de comando é: “Escreva um discurso de vendas para um consultor de marketing que ofereça soluções para pequenas empresas que lutam com baixa visibilidade online e classificações ruins nos mecanismos de pesquisa”. Novamente, o usuário do ChatGPT provavelmente terá que ajustar o resultados recebidos, mas é inegável que há uma economia de tempo.

É fundamental ter em mente que informações confidenciais não devem ser compartilhadas na plataforma, uma vez que todo o conteúdo interativo com a ferramenta pode ser utilizado para o seu treinamento. Por exemplo, se um executivo inserir informações confidenciais sobre uma tecnologia em desenvolvimento durante uma conversa com o ChatGPT, essas informações podem ser utilizadas para compor uma resposta fornecida a outra pessoa.  

Melhores prompts do ChatGPT para marketing

O ChatGPT é uma excelente ferramenta de marketing – ou pode ser, se o usuário usar o conjunto certo de prompts para solicitar o modelo para que o bot entenda sua intenção. Para o marketing online, as palavras-chave são uma parte importante do quebra-cabeça e o ChatGPT é um ótimo gerador de palavras-chave.

Use o prompt:

“Gere uma lista de palavras-chave para [insira o texto aqui], incluindo palavras-chave de cauda longa e de alto desempenho”. Isso fornecerá um prompt inicial decente para qualquer cópia que o usuário esteja tentando escrever.

O ChatGPT também pode dar conselhos de marketing e marca, respondendo a perguntas difíceis com profundidade. Segundo o TechCrunch, Gordon Donnelly, do WordStream, perguntou ao ChatGPT como responder a comentários negativos e publicidade:

“Como gerente de marketing de mídia social, como respondo às pessoas que escrevem coisas negativas sobre meus produtos no Twitter?” – Aqui é possível até sinalizar quais foram os comentários negativos enviados para a rede social.

A resposta do ChatGPT: “Um e-mail com palavras diplomáticas solicitando feedback sobre um produto, usando palavras como ‘seu feedback é essencial para nós’ e ‘queremos ter certeza de que estamos superando suas expectativas’.

Melhores prompts do ChatGPT para escrever

Para aqueles que tem bloqueio na escrita, o ChatGPT pode ser um companheiro útil, servindo como uma ferramenta de brainstorming. Por exemplo, para definir o tom e o contexto, tente um comando como:

“Sou um blogueiro de tecnologia e preciso da sua ajuda para escrever um post no blog. O tema é CES. Esta postagem deve ser útil para pessoas interessadas em smartphones novos e futuros. Mas não comece a escrever ainda.” Isso vai “preparar” o bot para pedidos futuros.

Outra dica bacana é usar marcadores para guiar o ChatGPT enquanto ele escreve. Tente usar um prompt como:

“Escreva uma introdução com base nos pontos abaixo:

  • Este é um artigo sobre um novo produto de tecnologia – uma fritadeira sem fio.
  • O produto custa R$ 20.
  • O produto estará disponível para venda em 16 de junho.”

Dado um momento, o ChatGPT irá gerar algo coerente que incorpore detalhes de cada um dos marcadores.

O ChatGPT também pode ser “ensinado” a imitar estilo, voz e tom – um recurso útil nos casos em que o usuário está tentando fazer com que ele complete partes de um artigo. Tente inserir este prompt:

“Analise o texto abaixo quanto ao estilo, voz e tom. Escreva um novo parágrafo no mesmo estilo, voz e tom. [inserir texto aqui]”.

Importante relembrar que o conteúdo produzido pelo ChatGPT não deve ser a última versão antes da publicação, é preciso revisar o que foi escrito e entender se a reposta condiz com o que o usuário quer passar para o leitor.


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