CNDL
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
moda-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-bfshow-feira-calcados-sp
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)

Sistema Comércio se destacou por palestras customizadas no Web Summit Rio – SENAC/RJ

Sistema Comércio se destacou por palestras customizadas no Web Summit Rio – SENAC/RJ

Numa ponta, a adaptabilidade à inteligência artificial. Na outra, a cybersecurity a favor do negócio, da carreira e da família. Como se conectar com um ecossistema e por que é essencial para as organizações na sociedade. Esses foram alguns dos temas das palestras exclusivas que o Senac-RJ, com apoio do Departamento Nacional da instituição e curadoria do Sebrae, proporcionou para os milhares de visitantes que participaram do Web Summit.

O encontro, que é o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, ocorreu no Rio de Janeiro, no início do mês de maio, com o intuito de reunir startups e potenciais investidores para uma agenda focada em desafios da sociedade, negócios e tecnologia. Durante cinco dias, o Web Summit atraiu CEOs, investidores, autoridades políticas e culturais, além de mais de 700 startups.

Participaram nomes como Amrapali Gan, CEO do OnlyFans; Catherine Powell, chefe global do Airbnb; David Vélez, CEO do Nubank; Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar; Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza; KondZilla, cineasta e fundador do canal KondZilla; Reinaldo Rabelo, CEO Mercado Bitcoin; além de Bernardo Ivo Cruz, secretário de Internacionalização do Governo de Portugal.

A programação da Arena Senac-RJ, que se destacou pelas palestras personalizadas para o foco do evento, incluiu expoentes como Tonny Martins, gerente-geral & Technology Leader IBM América Latina, falando sobre liderança em um mundo em transformação; o expert Ricardo Cappra apresentando tendências em dados; e João Tavares, da Semantix, apresentando o poder da inteligência artificial e dos dados na era da informação.

O diretor de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Guilherme Mercês, falou sobre Economia 4.0 e depois participou de um painel sobre a revolução dos dados no Brasil, com Ricardo Cappra e Andréa Thomé, da Cybersecurity.

“Discutir o futuro e encaixar a economia nesse contexto pode ser feito de algumas formas: pensando em cenários econômicos e tentando entender quais são os grandes movimentos mundiais, de forma geral, para planejar nossas ações. E mapeando os grandes fatores que influenciam a vida das pessoas, traçando estratégias para lidar com esse momento de mudança”, destacou Mercês, que dividiu sua apresentação em geopolítica e economia.

A apresentação trouxe cinco fatores para lidar, ao longo dos próximos anos, com essa disrupção e cinco dimensões transversais de inovação, com foco na interação entre rupturas tecnológicas e a forma de viver da sociedade como um todo.

Todas as palestras da Arena Senac-RJ Web Summit foram em português, com tradução simultânea em Libras e em inglês, além da transmissão on-line pelo canal do Senac-RJ no YouTube, aberta ao público. O Senac também esteve presente em outro espaço do encontro, em uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. O sucesso do primeiro dia posicionou o Senac-RJ em segundo lugar, no ranking de marcas mais populares do evento.

Outro ponto alto foi a participação dos assessores de comunicação do Sesc de todo o Brasil. O Departamento Nacional proporcionou essa experiência imersiva aos 27 responsáveis regionais.

Também durante o evento, com apoio do Sistema Comércio, por meio do Departamento Nacional do Senac, o Senac-RJ firmou parcerias educacionais por meio de termos de cooperação com as empresas Amazon Web Services (AWS), Semantix, Microsoft, Oracle, Globant e Learning Village, com foco na ampliação do portfólio de cursos da instituição nas áreas de cloud, dados, segurança, infra e redes, low code – no code, salesforce, inteligência artificial e inovação.

Outro lançamento durante o Web Summit Rio foi a plataforma Desenrola, desenvolvida para o Senac-RJ pela learning tech Joco. Com destaque no letramento digital, a ferramenta reúne vídeos, informativos e desafios gamificados para aproximar o grande público, especialmente os jovens, de temas como inteligência artificial generativa, experiências imersivas de realidade virtual e aumentada, metaverso e impacto das telas e algoritmos na saúde mental da sociedade. Acesse em desenrola.joco.com.br/ .

A realização do Web Summit Rio foi fruto de um trabalho conjunto de captação da Fecomércio-RJ, por meio do Senac-RJ, e da Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio. A iniciativa faz parte do convênio Rio do Futuro, que une as duas entidades em prol do fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação carioca, tendo a educação, a pesquisa e a inclusão digital como pilares.